terça-feira, 18 de novembro de 2008

De volta para o futuro

Este texto foi inspirado no post anterior, e poderia muito bem ser chamado de A Carta - 15 anos depois. Vamos lá...

Para mim, a situação é clara: não está existindo renovação no público pop rock. O fato é que o público jovem está migrando para o hip hop e/ou R&B (ou axé, pagode e sertanejo, no Brasil). O emo tem culpa? Não, porque a cultura pop vive de rótulos (mesmo que o produto seja uma droga e com atitude pífia). É necessário marketing. É necessário estardalhaço, passar na TV, tocar no rádio, etc. O público médio (a grande maioria) não fica pesquisando na internet à procura de novas bandas. O público médio não está preocupado em ler críticas em jornais ou revistas. O público médio mal sabe alguma música dos Stones além de "Satisfaction" ("Angie" ou "Start Me Up", talvez). Ele quer mais é ver a sua TV no domingo ou escutar o seu rádio no carro. Sim, eu afirmo que a TV e o rádio ainda são veículos poderosíssimos para a cultura pop. Não sei... A minha cabeça é muito pop rock anos 80. Naquela época, era "cool" você ser descolado e conhecer bandinhas que ninguém nunca tinha ouvido falar, porque o rock era a bola da vez. Hoje em dia, periga o carinha morrer abraçado com a sua nova descoberta no MySpace. Pois é, Arctic Monkeys foi descoberto na internet, não é? Ok, e daí? Não tenho mais paciência para banda indie (eu e muito menos o tal público médio). Aliás, na minha opinião de "roqueiro véio bitolado", uma coisa é banda indie, outra é banda de pop rock. Quando o alternativo virou mainstream (alô grunge), tava na cara que o último filão a ser explorado pela mídia iria resultar, a médio/longo prazo, em... nada. E aí está o bom e velho rock and roll marginalizado, previsível, boçal, quase um sub gênero. Por outro lado, o famigerado pop FM padrão vai dando as cartas. Rihanna, Lady Gaga, Katy Perry, OutKast, Black Eyed Peas, Justin Timberlake, etc, estão realizando trabalhos intressantes e bem produzidos (por sinal, queira sim, queira não, com cara de pop anos 80).
Ah... Se tem algum grupo de rock contemporâneo que mereça destaque? Tem: Coldplay (que possui perfil indie, mas também sabe ser pop, puerra!). Que joguem as pedras.

Um comentário:

Unknown disse...

Oiiii...postando só pra nao perder o costume e tbm pra dizer q adorei o "metido a escritor" no seu perfil hauahauha bjoss