Quando a MTV iniciou suas transmissões nos Estado Unidos, em agosto de 81, existiam poucas bandas americanas que produziam clips. A solução, então, adotada para preencher os seus horários foi importar clips feitos na Inglaterra, onde o formato era mais difundido. O auge do estilo new romantic (inglês por excelência) se deu mais ou menos nessa época.
A corrente new romantic, que também admitia o título de futurista, era sobretudo uma vitória do visual sobre a essência.
Iniciada em 78, e tendo David Bowie como ídolo máximo, o movimento usava como base a escola cold-wave (notoriamente, Gary Numan) e o tecnopop. A sua sonoridade era de fácil assimilação e fez muito sucesso. Era a música que o "sistema" queria. Dessa forma, o Visage e o Classix Nouveaux desfilavam o seu glamor sobre uma musicalidade artificialmente pop. O Duran Duran instalava o seu teenage pop, que pretendia ser uma mistura de Sex Pistols e Chic (ficou só na intenção, mas colheu muita popularidade). O Culture Club (banda do andrógino Boy George) realizava uma mistura de funk, soul, rock, pop e sons caribenhos (conseguindo também uma enorme popularidade). Adam & The Ants rebuscava a fantasia com porções de punk nas suas composições. E o Spandau Ballet carregava grande dose de elegância no seu formato.
Outros grupos como o Japan e o Bow Wow Wow não tinham nada a ver com o gênero, mas foram colocados no mesmo barco. O primeiro fazia um genial pop-experimental e o segundo, um dançante neo-bubblegum.
Discografia Básica
Adam & The Ants - Kings Of The Wild Frontier
Culture Club - Color By Numbers
Duran Duran - Rio
Japan - Quiet Life
Spandau Ballet - True
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário