David Bowie
The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars (1972)
Não era ainda o auge criativo de David Bowie, algo que viria na segunda metade da década de 70, mas foi o seu ponto de partida.
Bowie havia tentado o sucesso durante 8 anos e não tinha conseguido alcançá-lo. Em um dia qualquer, teve a grande idéia de criar um personagem pop e emprestar-lhe seu talento. Nascia, então, Ziggy Stardust.
O disco que emoldurava esse personagem trazia rocks viscerais ("Star", "Hang On To Yourself" e "Suffragette City"), belas melodias ("Five Years", "Starman" e "Lady Stardust") e ótimas letras (em especial, "Rock'N'Roll Suicide"), e a banda que o acompanhava era fantástica (com o lendário Mick Ronson nas guitarras).
Em 73, o cantor "matou" Ziggy Stardust (o registro do último show virou filme) e sepultou o alienígena para sempre. Mesmo assim, Bowie seguiu na criação de seus personagens (e também começou a trafegar por vários estilos musicais, o que lhe rendeu a alcunha de "o camaleão do rock") até quase o final da década, quando fez um retiro forçado para Berlin (na tentativa de se livrar das drogas) e passou a ser produzido por Brian Eno. Mas aí já era outra (e proveitosa) história.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário