quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O outro lado de Swayze

"Dirty Dancing" (87) e "Ghost" (90) foram os filmes mais famosos, digamos assim, de Patrick Swayze. Mas vou me deter em outros três menos badalados que também tiveram a sua participação, e que merecem ser (re)vistos: "Vidas Sem Rumo", "Caçadores de Emoção" e "Matador de Aluguel".

"Vidas Sem Rumo" (83) foi dirigido por Francis Coppola e apresentava aquela temática manjada de "jovens desajustados procurando o seu lugar no mundo", coisa e tal. É um filme (cult) bem interessante e que acabou revelando vários atores que se tornaram "figurinhas fáceis" em algumas produções dos anos 80: C. Thomas Howell, Ralph Macchio, Rob Lowe, Emilio Estevez, Tom Cruise, etc. Já no drama policial "Caçadores de Emoção" (91), Swayze é um praticante de esportes radicais que rouba bancos "para sobreviver" e é perseguido por um investigador criminal (protagonizado por Keanu Reeves) infiltrado no seu grupo de amigos. É adrenalina do começo ao fim. Porém, desses filmes relacionados, o melhor, para mim, creio que seja "Matador de Aluguel" (89). Aquela atmosfera de bar de beira de estrada e as participações de Sam Elliott (sempre canastrão) e do falecido guitarrista Jeff Healey criaram um clima totalmente "rock and roll motherfucker" para uma produção apenas mediana, mas que é compensada por trazer muita música, farra, discussão e "porradaria" a torto e a direito.

Além de atuar, Patrick Swayze chegou a "emprestar a sua voz" para uma música da trilha sonora de "Dirty Dancing". "She's Like the Wind" fez um certo sucesso na época.

R.I.P.

Nenhum comentário: