Na segunda metade dos anos 70, não era apenas em New York (e da blank generation) que surgiam os artistas mais importantes do rock americano. Na mesma época em que apareceram os primeiros punks na Inglaterra (igualmente influenciados pelo pessoal de New York), começaram a brotar as mais esquisitas bandas, nos mais estranhos lugares dos Estados Unidos, o que acabou resultando em um movimento batizado de new wave.
Os Residents e o Pere Ubu estão entre os ascendentes da new wave americana. Com influências de Captain Beefheart e de Frank Zappa, não havia limites formais para eles. Os Residents são um caso a parte: nunca se soube quem e quantos são os integrantes do grupo. Desde 74, eles vêm lançando discos que trazem créditos com informações falsas (para despistar a todos, chamando a atenção exclusivamente para a estética sonora). As suas músicas são muito experimentais, com instrumentações estranhas. Já o Pere Ubu era menos ousado, mas não menos excêntrico. As letras perplexas e o uso diferenciado dos instrumentos (cheios de ruídos) fizeram do grupo um dos precursores do rock industrial.
Da cidade de Akron, surgiu mais uma banda para engrossar a lista de esquisitos: o Devo. Com seus uniformes futuristas e letras cínicas, o quinteto logo se tornaria um dos símbolos da new wave. O mesmo aconteceu com o B-52's. Vindo da cidade de Athens (a mesma do R.E.M.), esse grupo tinha como marca registrada os seus rocks despreocupados, passos de dança singulares e cortes de cabelos inspirados na cultura americana dos anos 50/60. O nome de um desses cortes é que deu nome à banda.
De todas os grupos surgidos nessa leva, o que conseguiu maior sucesso perante o público foi o Cars, de Boston. Liderados por Rick Ocasek, esse quinteto fazia uma música despretensiosa, com boas melodias e bases dançantes (maior característica da new wave).
Da costa do Pacífico apareceram o Oingo Boingo (um octeto que fazia uma mistura interessante de ska e new wave) e o X (com sua sonoridade próxima ao do rockabilly).
Mesmo assim, nem todas as bandas conseguiram espaço para a sua música. Algumas tiveram de se mandar dos Estados Unidos para fazer sucesso. Foi o caso do Stray Cats (liderados por Brian Setzer) e do DB's. Ambos foram para Londres, mas somente o Stray Cats conseguiu real popularidade.
Discografia Básica
B-52's - The B-52's
DB's - Paris Avenue
Devo - Q: Are We Not Men? A: We Are Devo
Pere Ubu - The Modern Dance
Residents - Eskimo
The Cars - The Cars
X - Beyond & Back
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário