Não é um título de filme de faroeste (embora pareça), mas o termo poderia ser utilizado como alcunha para descrever uma das principais influências a atingir o rock alternativo americano durante a década de 80. Vamos lá.
Alex Chilton (vocais, guitarra) era integrante do Box Tops, grupo que alcançou certo sucesso nos anos 60. Após abandonar a banda, resolveu seguir uma carreira errática de folksinger em Nova York. Quando voltou para Memphis, sua cidade natal, reencontrou o seu velho amigo de escola, Chris Bell (vocais, guitarra), que já possuía um grupo chamado Ice Walter, junto com Andy Hummel (baixo) e Jody Stephens (bateria). Com a entrada de Chilton, mudaram o nome para Big Star. Em abril de 72, após assinarem com a Stax, lançam o álbum "#1 Record", um power pop com claras influências de Beatles e de Byrds. Porém, o disco vende pouco e as brigas entre Bell e Chilton não paravam, o que causou a saída de Bell. Reduzido a um trio, lançam em 74 o ótimo "Radio City", um disco mais rock e que foi mal distribuído pela Stax. Em seguida, é a vez de Hummel sair do grupo. Pouco tempo depois, Chilton e Stephens gravam, junto com músicos convidados, o disco "Third/Sister Lovers", mais sombrio que os outros, e encerram as atividades. Chris Bell morreu em 79, devido a um acidente de carro. Em 93, Alex Chilton e Jody Stephens se juntaram à Jonathan Auer e Ken Stringfellow (membros do The Posies) para um show do Big Star na Universidade do Missouri, fato que ficou registrado no disco "Columbia: Live at Missouri University". Com essa formação também gravaram "In Space", de 2005.
O principal problema do Big Star foi ter surgido antes de sua época, e para piorar a situação a gravadora Stax não estava muito a fim de investir no grupo, transformando o "Estrelão" em uma espécie de banda "indie" dos anos 70. E bandas indies só obtiveram alguma atenção a partir da década seguinte (mesmo por gravadoras minúsculas). Grupos oitentistas como The Replacements, Let's Active, DB's, R.E.M., entre outros, foram influenciados pelo BS, resultando em um reconhecimento tardio para o pessoal de Memphis.
Justiça seja feita.
terça-feira, 14 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário