domingo, 26 de abril de 2009

A trilha sonora de Allan Poe

A grande influência do movimento gótico foi a coleção de contos fantásticos escrita pelo americano Edgar Allan Poe, mentor da intitulada literatura gótica. Eram histórias de terror, recheadas de paranóias e insanidades.
O princípio sonoro, descoberto pela primeira formação de Siouxsie & The Banshees (apesar destes pertencerem ao movimento punk), era simples: guitarras distorcidas, baterias tribais, harmonias dissonantes e repetições.
Essa base tornou-se a ideal para os góticos expressarem seus horrores e fascinações mórbidas. Tudo era usado em nome do mau gosto, do barulho e como método anti-melodia.
De todas as bandas que apareceram durante esse período, a de maior destaque foi o Bauhaus. Utilizando-se de grande dose de teatralidade (influência de David Bowie) e com melodias simples, mas estimulantes, eles foram responsáveis pelo grande alcance que o estilo teve durante a primeira metade dos anos 80.
Os momentos mais radicais apareceram logo depois, com as bandas: Alien Sex Fiend, Meat Of Youth, Specimen, Sex Gang Children, Flesh For Lulu e, mais tarde, Ausgang, Bomb Party, Inca Babies. Esses foram os grupos que consolidaram o gênero.
Vale também citar o venerado Sister Of Mercy e a sua dissidência, The Mission.

Discografia Básica

Alien Sex Fiend - Drive My Rocket
Bauhaus - Crackle (Best Of Bauhaus)
Sex Gang Children - Blind
Sister Of Mercy - First And Last And Always
The Mission - Gods Own Medicine

Nenhum comentário: