domingo, 10 de maio de 2009

O circo dos Beatles

The Beatles
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967)

Muitos falam que o rock se divide entre antes e depois de "Sgt. Pepper's". Na realidade, o que os Beatles fizeram, e levaram às últimas conseqüências nesse disco, foi inspirado em "Pet Sounds", lançado pelos Beach Boys um ano antes e que já trazia traços de experimentalismo. A concepção, portanto, era criar novas misturas de ritmos (rocks, canções satíricas, ragas indianas, música renascentista, climas circenses, etc), aproveitando os "efeitos especiais" que um estúdio de gravação podia lhes proporcionar, adicionando letras críticas com cunho comportamental e sócio-político. Isso tudo resultou em uma verdadeira revolução sonora para o pop rock do grupo e também para todo o mundo musical (transformando rock em "arte").
É em "Sgt. Pepper's" que está a famosa "Lucy in the Sky whit Diamonds", cujo título foi atribuído ao uso de LSD por John Lennon. Outros destaques são "A Day in the Life", onde há uma orquestra com 41 músicos, e "With a Little Help from My Friends", cantada por Ringo Starr; fora as maluquices de encerrar "Within You, Without You" (uma composição, no estilo hindu, de George Harrison) com gargalhadas e de colocar um palavreado incompreensível e uma nota em freqüência audível somente para cães no final da última faixa do disco (a já mencionada "A Day in the Life"); sem esquecer da capa mais comentada de todos os tempo, que além dos quatro Beatles vestidos como sargentos ainda trazia os rostos de várias celebridades.
"Sgt. Pepper's" foi uma das derradeiras parcerias clássicas entre Lennon e McCartney (que teve a idéia de fazer um álbum como se a tal Sgt. Pepper's Band realmente existisse), e também foi o ponto de partida para todo o rock progressivo que viria logo em seguida (não no caso deles).

Nenhum comentário: