domingo, 11 de outubro de 2009

Victor & Leo

Depois de tanto falatório, e certa resistência, dei (opa!) uma "orelhada" no disco da dupla Victor & Leo e... gostei. Se algum dia o rótulo de country/folk rock poderia ser dado a alguma dupla sertaneja, taí o caso.
A primeira música ("Borboletas"), que também dá o título ao trabalho, lembra (lembra, não parece, pelo amor de Deus) o R.E.M. fase "Losing My Religion". Em "Timidez", o começo foi espertamente surrupiado de "Listen to the Music" do Doobie Brothers (ou então foi uma senhora coincidência). "Razão do Meu Astral" é uma balada "crasse" e "Deus e Eu no Sertão" é aquela da novela, uma bela canção que não faria feio (em versão gringa, claro) em um disco do Bob Seger (manja "Shame on the Moon"?). A se descontar, obviamente, as letras "amor com dor, paixão com coração", o clima de rodeio "barretão" e os vocais ainda com aquela impostação clássica do gênero. Mas o tal sertanejo universitário da dupla está, realmente, a alguns passos distante da geração Xororó (na verdade, é uma atualização - sai Roberto Carlos, entra Legião Urbana, por aí).
Noves fora, fiquei pensando: um produtor mais "da hora" poderia fazer qualquer indie nerd ou roqueiro meleca se render ao som dos caras (mesmo não admitindo). Seria bem melhor do que aquela droga de NX Zero, que é a situação, e, por outro lado (epa!), nada mais oposição, nada mais alternativo, nada mais "remar contra a maré" do que roqueiro gostar de Victor & Leo.

Constatações tardias (o disco é de 2008) e "desbundadas", mas eu também já fui indie nerd e roqueiro meleca. Talvez agora eu seja somente um véio nerd e meleca. Deve ser da idade.

Podem jogar os sapatos.

Um comentário:

Renato disse...

Tive a mesma impressão de Deus e eu no sertão / Shame on the moon quando vi a final do The Voice Kids.
Inspiração transcedental ou telepática?