quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A dança do tempo

Quando vi "Fletch Lives" (filme estrelado por Chevy Chase) pela primeira vez, no meu então vídeo cassete novinho (que Deus o tenha), lembro que nos créditos finais rolava uma música contagiante e ao mesmo tempo diferente, meio funk, meio blues, pontuada por instrumentos de sopro e um acordeon. Enquanto os letreiros subiam, procurei por ela e a única pista que eu tinha era um nome: Buckwheat Zydeco. Isso foi no início dos anos 90, época de poucas informações e de difícil acesso a determinados artistas. Porém, graças à Bizz, eu já sabia que Buckwheat Zydeco era o pseudônimo de um cantor e acordeonista americano, que se dedicava a um estilo musical chamada zydeco. Certamente, encontrar um disco de zydeco por aqui era querer demais, e coisa de outro mundo (ou de primeiro mundo), e esse caso de "amor" repentino se perdeu no tempo. Quase vinte anos depois, na semana passada, revi o filme e lembrei da tal canção. Procurei novamente nos créditos finais para recordar o título dela e... Cadê todos os créditos finais? Minha versão de "Fletch Lives" terminava antes de terminar (?!). A expectativa ficou ainda maior. Mas, agora, eu tinha uma arma poderosa chamada internet e um detetive "casca grossa" intitulado Google. Após realizar uma rápida pesquisa, utilizando trechos da letra, do pouco que dava para ouvir enquanto os créditos subiam, combinado com o nome do cantor, consegui encontrar a música e baixar para o meu micro. Entusiasmado, fui escutá-la na íntegra, com a devida atenção (sem a interferência do filme ou dos letreiros), e ela continuava ok. No entanto, obviamente, o tempo havia passado, desandado, e a sensação final parecia um daqueles típicos casos de sentimento anacrônico, pertencente à memória afetiva, recuperado para uma emoção passageira. E só. Too bad.

Ah, sim. O nome da música é "Make A Change".

E, realmente, algumas coisas mudaram desde então, principalmente a tecnologia da informação, para melhor, e a minha paciência para cultura pop, para pior.

Nenhum comentário: