segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O Som da América Jovem

Quando eu tinha meus 14, 15 anos, entre new waves e BRocks, eu também curtia um tipo de música pop, suave, envolvente, cantada por jovens afro-americanos da década de 60, embora não fizesse idéia alguma do que se tratava. Mais tarde, após ler e reler, matei a curiosidade e fui saber que era soul music. Feito um soul man dos pampas, segui atrás de tudo que tivesse a ver com o assunto. E um nome logo apareceu em destaque: Motown Records.
A gravadora foi fundada por Berry Gordy Jr., um ex-lutador de boxe que conseguiu criar uma verdadeira usina de artistas e de músicas de sucesso ao casar habilmente o pop com o rhythm & blues e o gospel. O sucesso foi tamanho que a sua sede, localizada em Detroit, foi auto-apelidada de "Hitsville, USA", e de lá saíram nomes como Michael Jackson, Stevie Wonder, Marvin Gaye, Four Tops, Diana Ross, Smokey Robinson, Temptations, Lionel Richie, Rick James, etc, e músicas sensacionais como "My Girl", "Stop! In the Name of Love", "I Heard It Through the Grapevine", "The Tracks of My Tears", "I Can´t Help Myself", "ABC", etc. A Motown ainda contava com a excelente banda de estúdio Funk Brothers, com o coreógrafo Cholly Atkins, e com importantes produtores musicais como Nicholas Ashford e Valerie Simpson; Norman Whitfield, e a equipe de Brian Holland, Lamont Dozier e Eddie Holland. Resultado: mais de 180 primeiros lugares nas paradas e 14 nomes no Rock and Roll Hall of Fame até hoje.
Em 1983, um especial de televisão intitulado "Motown 25: Yesterday, Today, Forever" foi produzido (contendo a performance da maioria desses artistas, inclusive a de Michael Jackson, no auge, e a de Marvin Gaye, em uma de suas últimas aparições na TV, se não for a última) e recebeu um Prêmio Emmy. Cinco anos depois, Gordy Jr. vendeu a empresa por US$ 61 milhões. Uma empresa que ele começou há 50 anos com míseros US$ 800 emprestados dos seus pais.
Como Berry Gordy disse: "Nós faremos música para o mundo. Nós não faremos música "negra", nós faremos música contendo grandes histórias e grandes batidas". E conseguiu.

Parabéns, Motown!!!

Nenhum comentário: