domingo, 24 de maio de 2009

Resgatando o ancestral pop do reggae

O movimento two tone surgiu com uma proposta politicamente correta de juntar duas raças com tons distintos de cor (preto e branco) para se divertirem juntas. Utilizando-se de ternos e gravatas, e com um corte de cabelo muito curto, o gênero veio para desbancar a segregação racial, protestar contra o poder e colocar todos para dançar.
Tudo começou quando os skinheads ingleses escolheram o ska (um pop jamaicano, ancestral do reggae) como música predileta. Só que a consciência punk vigente na época era anti-racista e logo apareceram algumas bandas que possuíam integrantes brancos e negros, tocando ska com caráter político. Os pioneiros nesse estilo, lá pelos idos de 77, foram o Madness e os Specials.
O Madness adotou uma grande dose de humor misturada com melodias sedutoras, rumba, blues, big-band, rock'n'roll e folclore latino. Já os Specials, que tinha como destaque o tecladista/vocalista Jerry Dammers, renovaram a linguagem pop com uma batida contagiante, baseada no reggae, no calipso e no rock.
O movimento cresceu e logo apareceram outras bandas com os mesmos princípios. As mais representativas foram: The Selecter, The Beat, Bodysnatchers e Bad Manners.
Alguns grupos, que não faziam parte do two tone, também gostaram do estilo e passaram a utilizá-lo como parte musical em suas composições, por exemplo: Slits, Pigbag e o famoso The Police.

Discografia Básica

Bad Manners - Collection
Madness - Madness
The Beat - I Just Can't Stop It
The Selecter - Greatest
The Specials - The Specials

Nenhum comentário: