domingo, 17 de janeiro de 2010

I Know It's Only Rock And Roll...

O questionamento:

Craig Finn, vocalista da Hold Steady, certa vez escreveu na Uncut que a maioria das bandas não assistia a outros shows nos festivais onde tocavam: "Porra, com tanta música boa rolando e o cara se fecha ou vai embora?!".

A resposta:

"Mas fãs desse tipo são cada vez mais raros, certo? Não existe mais Fã de rock (com f maiúsculo), existe entretenimento (mesmo dentro de bandas) e com tanta informação pulverizada fica até difícil imaginar, por exemplo, o surgimento de algum movimento cultural do gênero devido a falta de interesse em algo específico (ou mesmo por falta de ideologia, talvez). O rock não morreu, acabou. E não me venha falar de movimento emo, que parece mais um rótulo do que uma manifestação artística (ainda mais que não há nenhuma banda representativa, já que todas renegam o termo). Enquanto o objetivo do rock atual é assumir um perfil alternativo (a que?), completamente isolado, acomodado na sua falta de criatividade, o pessoal do Rap/R&B deita e rola com "trabalhos em parcerias", em um sábio corporativismo pop que vai renovando artistas e atraindo mais público. Eu sou Fã de rock porque vi o Rock In Rio I e o Live Aid. Eu sou Fã de rock porque, para o bem, ou para o mal, presenciei o surgimento do tal BRock. Eu sou Fã de rock porque sou leitor de primeira hora da BIZZ (e quem estava na capa número 1?, sem mencionar a capa número 0). Eu sou fã de rock porque escutei Nirvana primeiro do que todos os meus colegas de faculdade. Eu sou Fã de rock porque o rock era pop, ora bolas! Enfim... Pois é, sou Fã de rock; aquele de carteirinha, apaixonado, chato, reacionário, arrogante, bitolado, cabotino, peido véio... o que você quiser. Foda-se!"

O texto entre aspas (logo acima) foi retirado de um tópico do Orkut e feito em uma época na qual eu acreditava radicalmente no que escrevia, e não faz muito, 06/2008. A mea culpa está justificada.

(Nota do blog: Bruce Springsteen estava na capa número 1 da Bizz, e Mick Jagger na número 0)

2 comentários:

Ronie disse...

Não tenho certeza, mas na nº 02 era Madonna e na 03 Nina Hagen.

Charles Pereira disse...

Exato, Ronie.